sábado, 29 de maio de 2010

Datas Comemorativas do mês de maio






No dia 28/05/2010, os alunos do 3° ano, da professora Aline Carvalho, homenagearam as mães e educadores da escola, com a leitura e encenação do texto " Se todas as coisas fossem mães" da autora Sylvia Orthof.
Parabéns alunos e professora!

Abertura da Copa Caic



Iniciou a Copa Caic...
No dia 17/05/2010 os alunos, juntamente com os professores de Educação Física e professoras de biblioteca, estão participando da Copa do Caic. Os jogos estão motivando bastante os alunos e os professores.
Os turnos matutino e vespertino participaram de uma grande abertura, onde cada turma representou um país com sua bandeira e para homenagear  o povo africano o grupo de dança da escola agitou a platéia com seu ritmo e ginga.

                          Atitude de patriotismo e incentivo ao esporte!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

“ Projeto Escola Tempo Integral”


  No dia cinco de maio foi uma data marcante para vinte e cinco alunos da E. M. Profª Maria de Lourdes Dizaró, pois tiveram início a uma experiência em suas vidas: o “Projeto Escola Tempo Integral”.
Os alunos eufóricos receberam seu primeiro almoço, um cardápio rico e feito com muito carinho,pela nossa querida dona Fátima, seguido de uma nutritiva sobremesa.
 
No âmbito pedagógico, a professora Cida Duarte desenvolverá oficinas de redação e ortografia, experiências matemáticas com situações problemas e operações; projetos educação para o trânsito; projeto da paz, orientação sexual,além de orientá-los sobre a formação de hábitos e higiene e aulas de informática abrangendo os conteúdos acima citados.
Haverá também o momento de estudo monitorado onde serão feitos os deveres de casa, passados pelo professor do turno da manhã.
A professora Cinara desenvolverá as oficinas de teatro, música e artes com ricas experiências desenvolvendo e descobrindo habilidades nessas crianças.
O mesmo acontece com a professora Gislene ( Gisa) que se encarregará do esporte e dança.
 A secretaria da educação presenteou as crianças com kit escolar (pasta, caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, apontador, tesoura, cola, fita crepe e durex). E um kit de higienização contendo (sabonete, saboneteira, pasta e escova de dente, fio dental, toalha, pente, tesoura de unha, absorventes).

 A semente está lançada e todos os envolvidos demonstram interesse e expectativas de que tudo será um sucesso e a previsão de professores e diretores é que colheremos bons frutos. 
Vamos torcer e crer, pois mais uma vez temos a certeza de que a educação está sempre em primeiro lugar!
                                               

domingo, 16 de maio de 2010

DOAÇÃO DE LIVROS

O fechamento do trabalho de confecção de livros feita pelos alunos do 4º ano matutino da profª Jeane, realizou-se com a entrega e ou doação aos alunos do 1º ano da profª Fátima. As crianças que receberam os livros ficaram felizes com o presente e como a maioria já está lendo, o momento de leitura será bem divertido.
Parabéns aos alunos e Profª Jeane por incentivar a leitura!!!

sábado, 15 de maio de 2010

JORNAL

Está sendo elaborado O JORNAL DA SALA, os alunos do 5º ano matutino do profº Cícero após conhecerem e manusearem os cadernos que compõem um jornal, iniciaram a produção de textos informativos realizado através de pesquisas em diversas fontes como livros, internet e pesquisa de campo com alunos da zona rural, que puderam aprofundar seus conhecimentos sobre assuntos significativos do seu cotidiano. No laborátorio de informática com a intervenção e mediação do professor os textos são digitados, reescritos e formatados utililizando o editor de textos. Um trabalho que integra pesquisa, produção, reestruturação e vários aspectos de formatação.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

HORA CÍVICA


Num momento realizado todas as últimas sextas-feiras de cada mês, há a apresentação das datas comemorativas por partes dos alunos de cada ano. E desse mês de abril foi comemorado o dia do Índio e "Descobrimento do Brasil". Os alunos dos 5º anos estão estudando no conteúdo de História a "Chegada dos Portugueses ao Brasil" coincidentemente com as datas. Foi escolhido por eles a apresentação de um ato teatral, misturada com uma dança. Foi apresentado uma sala de aula com a professora explicando as dificuldades que os índios encontraram com a convivência com os portugueses e a importância de mostrar que o Brasil não foi descoberto, pois aqui já habitava os nativos chamados de índio. A dança foi ao som de uma música cantada pela apresentadora Xuxa "Brincar de Índio" . A apresentação contagiou os alunos que assistiam, levando-os ao entrosamento da história contada. As apresentações foram realizadas por alunos do 1º e 3º ano vespertino e 5º ano matutino.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROJETO "OLHAR A ÁFRICA E VER O BRASIL" "COPA DO MUNDO, 2010, NO CAIC"

Durante os meses de maio e junho os alunos, as bibliotecárias Lucia e Luzia, juntamente com a colaboração dos professores regentes da E.M. Profª Maria de Lourdes Dizaró, estarão desenvolvendo  diversas atividades dentro do projeto temático "OLHAR A ÁFRICA E VER O BRASIL" "COPA DO MUNDO, 2010, NO CAIC".   A escolha do MASCOTE da Copa do Mundo, no Caic, será através do Blog Maria de Lourdes Dizaró e escolha de cada sala.

 

 
 
Uma turma de 2º ano escolhendo o mascote, na oportunidade a professora Renata sugere aos alunos que façam o gráfico corporal para a escolha e a matemática é trabalhada num contexto real e significativo.  

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CONTOS

Nesta semana foram concluídas diversas atividades sobre CONTOS DE FADAS com alunos do 2º ano vespertino .
À partir do conto Branca de Neve foram trabalhadas situações problema, desafios, produções ( convites, bilhetes, construção silábica, reconto oral e escrito).  Para o fechamento do trabalho professoras do 2º ano não mediram esforços e colocaram a mão nas maçãs, digo para fazer as maçãs carameladas que foram saboreadas pelas crianças. Tiveram a cooperação da nutricionista e da Profª e bibliotecária Luzia para a produção.
                           Foi uma tarde deliciosa!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

E.M.PROFª MARIA DE LOURDES DIZARÓ IMPLANTA PROJETO EM TEMPO INTEGRAL

Realizou-se no dia 04 de maio de 2010 a 1ª reunião de pais , no anfiteatro da referida escola. Na mesma foram apresentados os professores e esclarecidos os pontos de desenvolvimento de aulas e oficinas.
O grupo que frequentará essas aulas- oficinas é composto por 26 alunos.E iniciar-se-ão as aulas nessa quarta-feira, dia 05 de maio de 2010.
                Parabéns por mais essa conquista! 



 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aconteceu em Brasília no mês de março a II Conferência nacional de Cultura (CNC), onde a arte educadora paraisense Cinara Soares Caetano Vanoni, foi eleita representante (Delegada de Cultura) do Sul de Minas e de São Sebastião do Paraíso.
Os debates foram enriquecidos por renomados palestrantes, dentre eles
Tião Rocha (Antropólogo e educador popular).